segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Microcars e Motonetas

Leonardo Duenas aqui do Rio de Janeiro  enviou fotos de sua coleção de Microcars e Motonetas. Muito legal. êle conta..........
Minha coleção de miniaturas diecast abrange veículos da segunda metade do século XX, mas foca sobretudo os anos do pós II G. M. na Europa em reconstrução. Período que considero apaixonante, pois revela a capacidade de superação da adversidade daqueles povos em adaptar-se pela inovação criativa simples. Neste contexto delineei então dois principais temas: microcars e motonetas. A escala dominante é a 1:18, mas atraído por um melhor nível de detalhes acabei permitindo a entrada de alguns itens na escala 1:12 e 1:6. Conservo as miniaturas dentro de duas vitrines - uma para cada tema -, com o máximo de vidro o possível, para que a luz ambiente seja suficiente.

Os microcars, dotados em geral de motores até 700cc, cativam hoje pela beleza incomum de suas linhas exóticas, mas eram em sua época uma alternativa viável que utilizava o mínimo de materiais para o transporte individual. Eram tempos difíceis no velho continente, quando borracha e aço eram matérias primas escassas durante a retomada da indústria. Sua mecânica muitas vezes era semelhante a de motocicletas e em alguns casos adotava-se a configuração de triciclo, como no Messerschmitt KR200 e no Heinkel Kabine. Vale ressaltar a linha de microcars da BMW, que foi crecendo em tamanho e motorização ao longo dos anos, registrando a recuperação crescente da Alemanha Ocidental. Meu pai é citado na coleção com seu DKW Junior, seu primeiro automóvel, cuja foto o mostra esfriando o motor numa estradinha espanhola.

As motonetas são uma segunda alternativa aos microcars, que não protegiam do inverno rigoroso e nem da chuva, mas eram mais baratas e permitiam inclusive que mulheres de saia conduzissem esse tipo de veículo. Quase todo país europeu fabricou alguma motoneta no pós guerra, mas quem se destacou mesmo foi a Itália, que na segunda metade da década de 1940 já lançava as memoráveis Vespa e Lambretta. As Vespas da Piaggio seguem em linha de produção até hoje, cuja cronologia é contemplada na coleção. Já no caso das Lambrettas a produção foi encerrada pela Innocenti no início da década de 1970, fazendo com que suas miniaturas sejam bem menos abundantes do que as da rival conterrânea.

Por vezes uno o hobby do colecionismo de diecast com o da fotografia, o que resulta em imagens onde lanço mão de figuras humanas em escala. Criei cenas particulares e algumas publicidades de época, simulando gente e veículos de verdade. Considero colecionar miniaturas um meio de conhecer pessoas e de adquirir e difundir cultura, assim quem quiser entrar em contato com outros colecionadores recomendo o Fórum Mundo em Miniatura (http://www.mundoemminiatura.com.br/) e, para mais informações sobre o hobby, a Die Cast Cult (http://www.dccvm.com/). Agradeço ao Gustavo Coimbra pela oportunidade de contar um pouco da história da minha coleção, se quiser maiores detalhes sobre cada modelo dela, a mesma se encontra catalogada neste link: http://www.mundoemminiatura.com.br/colecao/colecao.php?colecao=26.

Abraço,
Leo

4 comentários:

  1. Eu bem imaginava que as vinte fotos encomendadas dariam uma postagem comprida demais. Mas bem, aí está apresentada a minha humilde coleção. Mais uma vez obrigado Gustavo.

    Abraço,
    Leo

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  2. Parabéns por esse hobby fantástico. Grande abraço!

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  3. Parabéns Leo, um grande acervo com algumas bem raras, continue assim, abraço S.Serra.

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  4. Leo onde conseguio á Vespa 55 com side car, pois me falta ela para completar á série da Maisto? S.Serra.

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